ECONOMIA


Tarifa zero no transporte público deve ser bandeira de Lula em 2026, diz Haddad

Ministro afirmou que já há em curso um estudo técnico sobre a viabilidade da medida

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a proposta de tarifa zero no transporte público deve integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

Segundo Haddad, por determinação do presidente, há em andamento um estudo técnico sobre a viabilidade da medida.

“Nós estamos fazendo nesse momento uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, disse Haddad em entrevista à Record na segunda-feira (6).

Durante o programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, o ministro voltou a falar sobre o tema e disse que o governo quer levantar alternativas para melhorar o transporte urbano. “Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor, mas estamos neste momento fazendo uma grande radiografia”, declarou.

“Quanto custa o setor, quanto o poder público está colocando de subsídio no setor, quanto as empresas mediante vale transporte estão aportando para o setor, quanto está saindo do bolso do trabalhador, quais os gargalos tecnológicos, quais as oportunidades tecnológicas. Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesses estudos para apresentar uma radiografia do setor e verificarmos quais as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte.”