POLÍTICA


Governo, PP e União Brasil negociam trégua, diz ministra: ‘Lula quer manter os dois’

Iniciativa de rompimento partiu da federação composta pelos dois partidos do Centrão

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

 

O Governo Federal tenta negociar trégua com União Brasil e o PP, segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Em entrevista à CNN Brasil, Gleisi alegou que já há estratégia para impedir que os partidos do Centrão deixem definitivamente o governo.

“O presidente Lula [PT] quer manter os dois partidos no governo. Vamos ver o que eles dizem. A composição do governo objetiva a governabilidade e se pudermos nos entender eleitoralmente, ainda que em alguns estados, seria bom”, disse.

Segundo fontes do governo ouvidas pela CNN Brasil, o principal argumento utilizado pelos governistas é que Lula deve vencer as eleições de 2026. Com isso, se torna possível abrir negociações de palanques estaduais para apaziguar a relação.

No início de setembro, após formalizarem a federação União Progressistas, PP e União Brasil anunciaram o desembarque conjunto do governo Lula. Ministros dos Esportes e do Turismo, respectivamente, André Fufuca (PP) e Celso Sabino (União Brasil) têm se recusado a deixar o governo.