BRASIL


J&F repassou R$ 19,2 milhões a lobista investigado por fraudes no INSS, aponta Coaf

Empresa dos irmãos Wesley e Joesley Batista nega transferências; Danilo Berndt Trento não se manifestou

Danilo Trento durante depoimento à CPI da Covid, em 2021 – Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

Relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) enviado à CPMI do INSS mostra que o lobista Danilo Berndt Trento recebeu R$ 19,2 milhões da J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista e dona da JBS. O empresário é investigado pela Polícia Federal por suspeita de fraudes nos descontos de aposentados.

Os repasses foram realizados entre janeiro de 2023 e abril de 2025 em três transações da J&F para a sua empresa, T5 Participações Ltda, e depois transferidos para o lobista. Eles são citados entre diversas movimentações financeiras atípicas do empresário. As informações são de reportagem da colunista Natália Portinari, do portal UOL.

No relatório, as transações do empresário são descritas pelas instituições financeiras como indicações de lavagem de dinheiro e ocultação de origem ilícita dos recursos. Questionada pela coluna, a J&F disse que “não realizou nenhum pagamento à pessoa mencionada pela reportagem”. A empresa não esclareceu as circunstâncias dos repasses feitos à T5, conforme apontado pelo Coaf.

“Todos os pagamentos realizados pelo grupo seguem a legislação e as políticas de compliance da companhia.”

O lobista também foi procurado desde sexta-feira (3) para esclarecer o motivo do pagamento. Ele disse que se manifestaria por escrito, mas, depois de ser questionado sobre a J&F, parou de responder.

As movimentações da empresa de Trento, incluindo o pagamento da J&F, foram consideradas suspeitas. “O volume transacionado é desproporcional em relação à receita bruta anual esperada para empresas desse segmento, o que levanta questionamentos sobre a origem e a justificativa dos recursos”, diz o relatório.