SALVADOR


Salvador é a 2ª capital mais bem avaliada na gestão previdenciária

Cidade se destaca no envio de informações ao e-Social e garante reconhecimento nacional

Foto: Igor Santos/Secom PMS

 

Salvador alcançou a 2ª colocação entre as capitais brasileiras no ranking de gestão e envio de informações previdenciárias, ficando atrás apenas de Florianópolis. O levantamento foi feito pelo Departamento de Regimes Próprios de Previdência Social (DRPPS), que classificou a capital baiana com “bom nível de envios” na matriz de riscos.

A avaliação leva em conta a organização e a regularidade no envio de dados da folha de pagamentos dos servidores ativos e beneficiários ao e-Social, conforme determina a Portaria MTP nº 1.467/2022.

O subsecretário da Fazenda e diretor do Fundo Municipal da Previdência de Salvador (FUMPRES), Daniel Ribeiro, atribuiu o resultado ao comprometimento da equipe. “A classificação de Salvador é o reconhecimento do empenho da gestão em garantir informações atualizadas e em conformidade com as exigências nacionais, reforçando transparência e segurança para os servidores”, afirmou.

O ano de 2025 é considerado estratégico para a gestão previdenciária, já que os dados enviados ao e-Social substituirão a antiga Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e servirão de base para o ajuste anual do Imposto de Renda de Pessoa Física em 2026.

Uma nova extração de dados será realizada entre novembro e dezembro, o que permitirá acompanhar a evolução de Salvador e de outros entes federativos com Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).