BAHIA


Jerônimo Rodrigues abre Bahia Tech Experience 2025 com foco em inovação e tecnologia

Evento reúne startups, palestras e experiências práticas no Centro de Convenções de Salvador, com entrada gratuita para o público

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

 

Com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia do estado, começa nesta quinta-feira (2) a 2ª edição do Bahia Tech Experience – BTX 2025, o maior evento de inovação e tecnologia do Nordeste. Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com o Sebrae, o evento acontece até sábado (4) no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.

A entrada é gratuita para o público, e a abertura oficial contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Para ele, o BTX é uma oportunidade de fortalecer a cadeia de inovação e ciência do estado. “Aqui é um bom exercício para a gente poder juntar aquelas pessoas que têm interesse em inovação, em ciência. Para a gente apreciar o que já existe, fortalecer, financiar, mas também criar”, afirmou o governador.

A expectativa é de que o BTX 2025 reúna mais de 12 mil pessoas, durante três dias de evento, com mais de 150 startups da Bahia e do Brasil, com participação em palestras, workshops, batalhas de pitch, rodadas de negócios, matchmaking. Os participantes terão acesso ainda a experiências na Arena Games Made in Bahia, em plenárias sobre deep techs, inteligência artificial, bioeconomia, indústria 4.0 e economia criativa.

A programação contempla ainda a apresentação de 12 projetos de estudantes da Educação Básica, como o Estudaí, desenvolvido no Centro de Educação Territorial e Profissional (Cetep) de Medeiros Neto. A ferramenta tem a proposta de auxiliar os alunos com os conteúdos aplicados em sala de aula. Para ter acesso aos materiais e um jogo de perguntas, basta ter um computador conectado à internet. Para Guilherme Lobê e Carlos Santos, que são orientados pelo professor Daniel Queiroz, é uma honra participar deste evento.

“Quando eu estava fazendo o projeto, nunca pensei que eu ia chegar na Feira de Ciências da Bahia (Feciba). É um prazer enorme estar junto com esses outros projetos, tanto de tecnologia, agricultura e administração”, falou Guilherme.

Estão previstos ainda oito painéis internacionais, rodadas de matchmaking para geração de negócios, área gamer, exposição de startups, aquário de podcasts, espaços de experiência que vão proporcionar conteúdos relevantes para os participantes, conexões com atores globais e acesso às principais soluções construídas pelo ecossistema baiano. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, lembra que ações como essa fazem parte da política do governo baiano para atrair a inovação e fortalecer a cadeia produtiva da Bahia.

“A gente está celebrando todos os nossos investimentos em inovação do Estado. Isso faz parte de uma política de governo, reconhecer que os nossos empreendedores que investem em aceleração, na criação de ideias, se encontram nesse grande movimento, que é o BTX”, considerou ele.