SAÚDE


Bahia lança mutirão de 40 mil mamografias no Outubro Rosa

Ação busca diagnóstico precoce do câncer de mama com atendimento em Salvador e 24 cidades do interior

Fotos: Amanda Ercília/GOVBA

 

O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (1º), ao mutirão de 40 mil mamografias dentro da campanha Outubro Rosa. Os exames são destinados a mulheres entre 40 e 69 anos e podem ser agendados pelo BA.GOV.BR ou nas secretarias municipais de saúde.

O lançamento aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, com presença do vice-governador Geraldo Júnior. Na capital, 14 bairros receberão carretas móveis, cada uma equipada para até 154 exames por dia. No interior, 24 municípios contarão com atendimento nas policlínicas regionais.

Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a iniciativa faz parte do programa Rastreio de Câncer de Mama, que já realizou quase meio milhão de mamografias desde 2023. Só em outubro, serão 33 mil exames em Salvador e sete mil no interior. “A detecção precoce aumenta em até 90% a chance de cura”, destacou.

Dados do Inca apontam que a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025. Apenas este ano, até setembro, a Sesab já contabilizou 912 óbitos e 2.842 internações pela doença.