BAHIA


Mais de 2,2 milhões de pessoas idosas estão apta a votar na Bahia, aponta TRE-BA

Em Salvador, são mais de 170 mil pessoas acima dos 70 anos registradas

Foto: Divulgação/TRE-BA

 

Mais de 2,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais estão aptas a votar na Bahia nas eleições, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 20,77% do eleitorado estadual, que soma 11.071.259 votantes.

A faixa etária mais numerosa é a de 60 a 64 anos, que reúne 719.799 eleitores. Em Salvador, os idosos também têm presença expressiva: são mais de 170 mil cidadãos acima dos 70 anos registrados para exercer o voto.

A data em que se celebra o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, nesta quarta-feira (1º), foi marcada pelo destaque dado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) à participação política desse público.

Para Claudeci Sena, presidente do Comitê de Atenção às Pessoas Idosas do TRE-BA, o momento reforça a importância da valorização. “O Dia Internacional da Pessoa Idosa nos convida a olhar com carinho para quem tanto contribuiu com a nossa sociedade. Que essa data nos motive a continuar respeitando e valorizando a pessoa idosa com cuidado e inclusão”, afirmou.

O servidor José Leôncio Costa Andrade, de 70 anos, que atua na Justiça Eleitoral há mais de quatro décadas, também destacou o papel da terceira idade no processo democrático. “O voto é um direito fundamental, e nós, idosos, precisamos exercê-lo com consciência. Reclamar sem participar não adianta. A eleição é o momento de agir, e é essencial que as pessoas idosas estejam presentes, até porque hoje representam uma grande parte do eleitorado”, disse.