SALVADOR


Infovia leva internet rápida a escolas, praças e unidades de saúde

Com 1.500 km de fibra ótica, rede da Prefeitura amplia acesso digital e fortalece serviços públicos

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

Desde 2022, Salvador vive uma transformação digital com a implantação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). Entre os avanços, está a Infovia Salvador, que já soma 1.500 quilômetros de fibra ótica conectando escolas, unidades de saúde, prefeituras-bairro e praças públicas.

Hoje, 1.173 unidades públicas utilizam a rede, incluindo 411 escolas e 214 postos de saúde. Além disso, 200 praças oferecem Wi-Fi gratuito e a meta é chegar a 600 pontos nos próximos anos. A modernização elevou a velocidade da internet de links de 10 mb para até 1 gb, ampliando o acesso a plataformas educacionais e sistemas de saúde como o Vida, que concentra consultas e históricos de pacientes.

A infraestrutura também beneficia comerciantes e moradores de bairros mais afastados, permitindo o uso gratuito da internet para serviços do dia a dia. Só no Porto das Sardinhas, em São João do Cabrito, foram registrados mais de 11 mil acessos por mês desde março.

A tecnologia se estende ainda à gestão municipal. Com a criação da nuvem própria, a Prefeitura centralizou o processamento de dados e reforçou a segurança contra ataques digitais, além de reduzir custos.

Reconhecida pela ABNT como capital inteligente, Salvador expandiu a conectividade em grandes eventos. Durante o Carnaval e o Festival Virada, os pontos de Wi-Fi público registraram até 250 mil acessos distintos, com serviços digitais como localização de banheiros e mototáxis via WhatsApp com inteligência artificial.