POLÍTICA


‘Nunca se viu um governador não liderar uma pesquisa eleitoral’, diz ACM Neto sobre Jerônimo

Segundo o ex-prefeito de Salvador, os resultados das pesquisas demonstram a desaprovação do governo de Jerônimo Rodrigues na Bahia

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (UB), fez duras críticas ao governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), ao afirmar que o gestor não tem se dedicado à administração do estado, mas já está em campanha eleitoral visando a reeleição. Segundo Neto, mesmo com a movimentação política, o petista não aparece na liderança de nenhuma pesquisa de intenção de voto para 2026.

Neto pontuou que Jerônimo não cuida das demandas da Bahia e não tem exercido sua função administrativa. “A gente sempre tem cuidado de comentar pesquisa porque existe uma distância para eleição. O que as pesquisas em geral hoje mostram para mim que é relevante: um governador que está exercendo mandato, e pode ser candidato a reeleição, que não saiu do palanque até hoje e continua em campanha e não faz outra coisa, porque ele não governa a Bahia, ele não cuida dos problemas do Estado, vocês que acompanham a agenda sabem que o governador não despacha com secretário, não cobra resultado não define projeto, não é governador, não é gestor, não administra o estado”, disse à imprensa.

As declarações foram feitas nesta terça-feira (30), durante evento promovido pela Fundação Índigo, que discutiu a crise na saúde pública da Bahia.

O ex-prefeito também comparou Jerônimo a outros ex-governadores que disputaram a reeleição e sempre estiveram na frente das pesquisas. “E ainda assim, já em campanha, ele aparece atrás em todas as pesquisas que são divulgadas. Nunca aconteceu isso. Podem revisitar a história da Bahia. Desde que o Instituto da Reeleição foi implantado, nunca se viu um governador não liderar uma pesquisa eleitoral. Inclusive, Paulo Souto em 2006, quando podia ser candidato à reeleição, e foi, estava na frente das pesquisas e perdeu. Jacques Wagner estava na frente das pesquisas como governador, podendo disputar a eleição, o Rui Costa da mesma forma, Jerônimo é algo inédito”, reforçou o político.

Sem confirmar a pré-candidatura ao governo do Estado no próximo ano, ACM Neto afirmou que existe uma insatisfação da população baiana com relação ao atual governador e que isso aparece no resultado das pesquisas e nas visitas que ele faz ao interior do estado.

“Ao contrário, as pessoas me perguntam: ‘E aí, Neto, você vai ser candidato, não vai?’. Eu acho que o processo eleitoral não precisa ser antecipado, mas ninguém tem dúvida que ele já está em campanha. Então, eu acho que as pesquisas, apesar de enxergá-las sempre com cuidado e relativizar em relação ao tempo, mas eu acho que elas apontam para um governo que é desaprovado pela população, para um governador que não está entregando o que prometeu e para um desejo dos baianos de mudança, que eu acho que é o que mais importante existe no recado que vem sendo dado pelas pesquisas e no que a gente vem captando nas nossas caminhadas por todo o interior da Bahia”, concluiu.