POLÍTICA


Jerônimo nomeia nova coordenadora teatral da Funceb após críticas de Wagner Moura

Atriz e produtora Zeca de Abreu diz que assume a função disposta ao diálogo e à construção coletiva

Foto: Reprodução/Instagram/@brunogmonteiro

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou a atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu como coordenadora de teatro da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia). Vinculada à Secult (Secretaria de Cultura do Estado), a autarquia é responsável pelas ações de fomento às artes.

A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

A chegada da nova gestora teatral à Funceb ocorre poucos dias após o ator baiano Wagner Moura fazer duras críticas às gestões do PT por considerar que houve pouco incentivo ao setor cultural nos últimos anos. Ele afirmou que o teatro popular está abandonado e disse ter vivenciado cenário melhor na década de 1990, à época do governador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007).

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, escreveu em suas redes sociais que a nomeação de Zeca de Abreu é resultado de um diálogo construído ao longo dos últimos meses.

Zeca, por sua vez, afirmou que assume a função disposta ao diálogo e à construção coletiva. “É um gesto significativo de aproximação entre gestão pública e a realidade vivida pelos artistas, técnicos e produtores que sustentam o teatro em nosso estado. Minha expectativa é contribuir para que essa abertura se traduza em políticas sólidas, contínuas e capazes de fortalecer o teatro em toda a sua diversidade. Entro nesse desafio com disposição para o diálogo, para a escuta e para a construção coletiva, certa de que o teatro, além de expressão artística, é um patrimônio vivo, um direito cultural e um espaço fundamental de cidadania”, afirmou a nova gestora.

Com 35 anos dedicados ao teatro baiano, Maria José Sampaio de Abreu é fundadora da Ouroboros – Companhia de Investigação Teatral, do Movimento Teatro Profissional da Bahia e integra à Rede Pavio, que articula grupos e ações continuadas no setor.

Formada em interpretação teatral e licenciatura em teatro pela UFBA, ela acumula prêmios e uma trajetória marcada por pesquisa e resistência.