POLÍTICA


Janones é pretendido por três partidos para 2026, diz coluna

Deputado cumpre suspensão na Câmara Federal

Foto: Renato Araújo/ Agência Brasil

 

Cumprindo os últimos dias de suspensão do mandato na Câmara dos Deputados, que termina no dia 15 de outubro, André Janones (Avante-MG) tem sido cortejado por três partidos nos últimos meses. O deputado foi segundo mais votado de Minas Gerais em 2022, atrás apenas de Nikolas Ferreira. A informação é da coluna de Lauro Jardim, jornal O Globo.

Segundo a publicação, o PDT, comandado por Carlos Lupi, vê nele a chance de reforçar a bancada e driblar a cláusula de barreira, oferecendo um projeto de longo prazo que inclui protagonismo digital, candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte e, no futuro, ao governo do estado.

A Rede também acenou com propostas para dar visibilidade nacional a Janones, que em 2022 chegou a se lançar como presidenciável, mas abdicou da candidatura para apoiar Lula.

O PT também está na disputa pelo deputado, que militou na legenda desde os 16 anos de idade e se desfiliou dez anos atrás. O deputado deve aceitar “no mesmo dia” caso o convite parta de Lula. No entanto, o partido ainda é visto com dualidade pelo parlamentar, que teme se tornar apenas “mais um” em meio a tantos outros petistas de peso.

Já o Avante, que teve outros dois deputados “puxados” pelos 238.967 votos recebidos por Janones na última eleição, tenta mantê-lo a qualquer custo. Mas a saída é dada como praticamente certa diante do flerte da sigla com a direita e do apoio ao projeto de anistia para bolsonaristas.