POLÍTICA


Alckmin diz que bom relacionamento com EUA facilita implementação do ‘tarifaço’

Vice-presidente afirma que aumento de tarifas de importação visa proteger indústria nacional e reduzir dependência externa

Foto: Cadu Gomes/VPR

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o bom relacionamento entre os presidentes do Brasil e dos Estado Unidos deve contribuir para a implementação do chamado “tarifaço”, medida que prevê o aumento das tarifas de importação para proteger a indústria nacional.

“O objetivo é correr atrás para poder resolver o tarifaço. E aí quero saudar o encontro, embora rápido, entre os presidentes Lula e Trump, que deram ao menos o primeiro passo”, disse.

Alckmin destacou que a cooperação entre os dois países é essencial para o sucesso da política, que tem como objetivo fortalecer a produção interna e reduzir a dependência de produtos estrangeiros. Segundo ele, o ajuste nas tarifas ajudará a ampliar a competitividade da indústria brasileira no mercado global.

“Vamos tentar dar os passos subsequentes para ir removendo esses problemas e podermos caminhar mais rapidamente para resolver a questão do tarifaço”, disse Alckmin, destacando a importância do comércio exterior para o desenvolvimento da indústria.