BRASIL


Governo acionará judicialmente hotéis de Belém que abusam de preços para COP30

Objetivo é trazer valor para o patamar da razoabilidade, diz ministro

Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (24) que o Governo Federal irá acionar judicialmente estabelecimentos hoteleiros que estejam abusando dos preços das estadias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no mês de novembro.

“Não é correto, não é justo que hotéis, inclusive alguns que utilizam prédios públicos e que acessaram recursos subsidiados, estejam cobrando valores estratosféricos. Isso não corresponde ao que queremos fixar como imagem de Belém”, disse o ministro da Casa Civil.

Rui Costa disse ainda que a cidade tem disponibilidade para aluguel de imóveis de padrão internacional com preços compatíveis, e o objetivo é desconstruir a narrativa de que não há capacidade para sediar o evento. “Muito se falou, nas últimas semanas, e houve quem defendesse a retirada da COP de Belém, em função de uma suposta escassez de leitos”, disse.

De acordo com o Governo Federal, mais de R$ 4 bilhões foram investidos pela União na COP30 para que Belém seja palco do maior evento climático já realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com informações da Agência Brasil.