BAHIA


Bahia registra alta de 8,4% nas atividades turísticas entre janeiro e julho, aponta IBGE

Estado lidera crescimento do turismo no Nordeste e supera média nacional

Foto: Tatiana Azeviche- Ascom/Setur-BA

 

O turismo baiano registrou crescimento acima da média nacional no primeiro semestre de 2025, consolidando o estado como o destino mais procurado do Nordeste, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a julho, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4% em comparação ao mesmo período de 2024. Entre os estados nordestinos, o Ceará registrou alta de 7,9%, o Rio Grande do Norte 5,4% e Pernambuco 3%.

De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Bahia recebeu cerca de 115 mil turistas estrangeiros nos sete primeiros meses do ano, uma alta de 61% em relação ao mesmo período do ano passado. No país, o crescimento médio foi de 47,5%.

Para Allisson Martins, economista e gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, os indicadores refletem o potencial do setor e a capacidade da região de se manter como destino estratégico.

“Esses números evidenciam não apenas o potencial do setor, mas também a capacidade da Bahia e do Nordeste de se manterem como destinos estratégicos e atrativos nos cenários nacional e internacional. E, como resultado, temos a geração de emprego e renda local, que contribui para o crescimento econômico da Região Nordeste e da Bahia”.