Papa Leão XIV inicia pontificado em missa para 150 mil fiéis
Novo pontífice condena desigualdade e homenageia papa Francisco

Reprodução/ Instagram @pontifex
O papa Leão XIV acaba de celebrar a sua primeiraa missa exercendo a função. A missa de entronização reuniu cerca de 150 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano. A cerimônia contou com a presença de delegações de mais de 140 países.
Entre os líderes presentes estavam o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Antes do início da missa, Leão XIV circulou pela praça a bordo do papamóvel. O trajeto começou por volta das 4h (horário de Brasília), com a missa tendo início às 5h, dentro da Basílica de São Pedro.
Durante a cerimônia, Leão XIV fez duras críticas à exclusão dos mais pobres e às injustiças sociais. “Ainda vemos demasiada discórdia, feridas causadas pelo ódio, a violência, os preconceitos, o medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”, declarou.
O Papa ainda lembrou da morte de seu antecessor, o papa Francisco, que faleceu em 21 de abril. “A morte do papa Francisco encheu de tristeza nossos corações. Nos deixou como ovelhas sem pastor”, afirmou.
O Vaticano confirmou que a primeira audiência geral do papa acontecerá na próxima quarta-feira (21). Ele também visitará em breve a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado o papa Francisco.