FEIRA DE SANTANA


Prefeitura publica nome de 600 pessoas que vivem com HIV em cidade baiana

Documento foi apagado horas depois e tinha como objetivo informar sobre a suspensão do benefício de passe livre

Foto: Secretaria de Saúde de Feira Santana

A Prefeitura de Feira de Santana publicou no Diário Oficial de sábado (20) uma lista com mais de 600 nomes de pessoas que vivem com HIV no município. A postagem, apagada horas depois, informava sobre a suspensão do benefício de passe livre no transporte coletivo urbano.

Além dos portadores de HIV, pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram seus nomes expostos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) informou, por meio de nota, que a divulgação dos nomes foi feita por conta de uma falha do sistema. O órgão lamentou o erro e reforçou o compromisso da gestão com a preservação da privacidade das pessoas.

Nos dias atuais, um diagnóstico positivo do HIV não impede a pessoa de ter uma vida normal. Por mais que não tenha cura, os portadores do vírus conseguem ter uma boa expectativa de vida com o tratamento adequado.

Confira a nota da Semob 

“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, por uma falha do sistema, foram publicados indevidamente os nomes de pessoas portadoras de fibromialgia, HIV e anemia falciforme na portaria que trata da suspensão do benefício do passe livre no transporte coletivo urbano, conforme determinação judicial.

Uma nova edição será publicada no Diário Oficial de Feira de Santana com as devidas correções, garantindo o sigilo das informações pessoais.

A Semob lamenta profundamente o ocorrido e reforça o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a preservação da privacidade e da dignidade dos cidadãos.”