POLÍTICA


Manifestantes ocupam orla da Barra em ato contra a PEC da Blindagem e anistia

Protesto tem a presença de artistas como a cantora Daniela Mercury e os atores Wagner Moura e Nanda Costa

Foto: Reprodução/Instagram/PT-BA

 

Manifestantes ocuparam a orla da Barra, em Salvador, na tarde deste domingo (21) para protestar contra a PEC da Blindagem aprovada pela Câmara dos Deputados e a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais condenados no 8 de Janeiro.

O ato teve a presença de artistas como a cantora Daniela Mercury e os atores Wagner Moura e Nanda Costa.

“Sem anistia, sem PEC da Blindagem. A gente está aqui em Salvador dizendo para o mundo inteiro que não aceitamos essa PEC da impunidade para os deputados federais. Não aceitamos para nenhum deputado. Estamos aqui com a frente popular conosco”, discursou Daniela Mercury em cima do trio, enquanto segurava uma bandeira do Brasil e diante do coro “sem anistia” puxado pelo público.

Wagner Moura comemorou a decisão do STF de condenar Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. “Eu fiquei com vontade de falar só do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo inteiro. A gente que sempre cresceu dizendo que nossa democracia é frágil, que ela é jovem. Nossa democracia botou para ‘lenhar’ [para quebrar]”, disse o ator.

A mobilização foi convocada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PSOL e ao PT e que reúnem movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), no decorrer da semana em pelo menos 22 capitais.

Além da capital baiana, Belo Horizonte, Manaus, Maceió, Natal, Belém, Brasília e João Pessoa já tiveram atos desde a manhã deste domingo. Pela tarde, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro deram início aos protestos.