ESPORTE


Isaquias Queiroz conquista ouro na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria

Campeão olímpico busca outra medalha no domingo, com Gabriel Assunção

Foto: Federação Espanhola de Canoagem

O campeão olímpico Isaquias Queiroz venceu neste sábado (17) a prova dos 500 metros da categoria C1 (canoa individual) e garantiu a medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, disputada em Szeged, na Hungria. O baiano de 31 anos completou o percurso em 1min47s80. O também baiano Gabriel Assunção, de 20 anos, ficou em quinto lugar, com o tempo de 1min50s17.

Isaquias superou o russo Zakhar Petrov — que compete como atleta neutro devido à suspensão da Rússia em eventos internacionais — e o romeno Catalin Chirla. Esta foi a primeira competição internacional do brasileiro desde os Jogos de Paris, em 2024, onde conquistou a prata nos mil metros do C1. Ao todo, Isaquias acumula cinco medalhas olímpicas.

Ainda no sábado, Isaquias voltou à água ao lado de Gabriel Assunção para disputar as eliminatórias dos 500 metros da categoria C2 (canoa para dois). Eles, assim como os também baianos Filipe Vieira e Jacky Goodman, avançaram às semifinais. As duplas competem no domingo (18), a partir das 5h (horário de Brasília), por quatro vagas na final, prevista para 7h25.

Outro representante da Bahia, Mateus Nunes, natural de Itacaré, disputa no domingo a final dos 5 mil metros do C1, às 9h40.

Brasil também brilha no triatlo e na ginástica artística

O paulista Miguel Hidalgo conquistou o terceiro lugar na etapa de Yokohama, no Japão, da Série Mundial de Triatlo. Ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h41min29s, após sair da água na 16ª colocação. O australiano Matthew Hauser ficou com o ouro, seguido pelo português Vasco Vilaça.

Na ginástica artística, o Brasil também subiu ao pódio na Copa do Mundo de Koper, na Eslovênia. Gabriela Barbosa e Gabriela Bouças conquistaram prata e bronze, respectivamente, nas barras assimétricas — a primeira medalha de ambas em Copas do Mundo. A eslovena Lucija Hribar ficou com o ouro.

As ginastas brasileiras voltam a competir no domingo, na final da trave. Gabriela Barbosa ainda disputará a final do solo, que também terá Julia Coutinho. No masculino, Patrick Correa e Lucas Bitencourt (o Bisteca) brigam por medalhas na barra fixa. Lucas também está na decisão das barras paralelas, junto com Johnny Massahiro Oshiro.