SALVADOR


Alça de acesso ao Bonocô deve desafogar tráfego na Rótula do Abacaxi

Região concentra fluxo de algumas das principais vias estruturantes da capital, como as avenidas ACM, Heitor Dias, Barros Reis e Ladeira do Cabula

Fotos: Valter Pontes/Secom

 

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta quarta-feira (17) a nova intervenção viária que inclui uma alça de acesso no viaduto entre as avenidas Barros Reis e Bonocô, sentido Arena Fonte Nova. A expectativa é que haja uma queda significativa no volume de veículos nas imediações da Rótula do Abacaxi.

A região concentra fluxo de algumas das principais vias estruturantes da capital, como as avenidas ACM, Heitor Dias, Barros Reis e Ladeira do Cabula, além de estar próxima à BR-324 e à Via Expressa. Segundo a gestão municipal, o custo da obra é de R$ 10,8 milhões. A velocidade máxima permitida na via é de 120 km/h.

Além disso, equipamentos como a estação de transbordo de ônibus, o metrô Acesso Norte e o Shopping Bela Vista trouxeram impacto ao tráfego naquela área.

“Antes, quem vinha da região da Fazenda Grande do Retiro e da avenida San Martin, pela Barros Reis, e queria pegar a Bonocô tinha que passar por baixo do complexo da Rótula do Abacaxi, o que gerava retenção. Havia um engarrafamento de forma permanente embaixo dos viadutos. Agora, não. Com essa alça, os motoristas têm um acesso direto da Barros Reis para Bonocô, permitindo ganhos de tempo no deslocamento e mais conforto. Tudo isso representa para a população mais qualidade de vida”, disse o prefeito Bruno Reis durante ato de entrega.

Batizada com o nome do sindicalista Paulo Colombiano, a ligação viária conta com plantio de mudas, gramado, drenagem, passeio, meio-fio e iluminação em LED.

Ex-dirigente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Colombiano e esposa, Catarina Galindo, foram assassinados em 2010.