BRASIL


PF prende diretor da Agência Nacional de Mineração em operação anticorrupção

Operação mira esquema de propina para fraudar licenças ambientais e bloqueia R$ 1,5 bilhão em bens

Foto: Divulgação/Polícia Federal

O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Seabra, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (17), em Minas Gerais, durante operação que identificou uma organização criminosa atuando no setor de mineração para fraudar licenças ambientais por meio de pagamento de propina para agentes públicos em nível federal e estadual. As informações são do G1.

O ex-diretor da Polícia Federal na Diretoria de Polícia Administrativa, Rodrigo de Melo Teixeira, também foi preso durante a ação.Ele é suspeito de ser sócio de uma empresa no setor de mineração.

A operação da PF cumpre 22 ordens de prisão temporária e 79 mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte (MG) e em outras regiões de Minas Gerais. Foi determinado pela Justiça Federal o sequestro e o bloqueio de bens no valor de R$ 1,5 bilhão.

Alguns dos investigados receberam dois mandados de prisão por inquéritos distintos, que se conectam e que apuram corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e vazamento de informações. Ao todo, 17 pessoas são alvo de prisão preventiva. Até agora, 14 foram presas, incluindo os principais investigados.

De acordo com as informações da Polícia Federal, o alvo das investigações é um conglomerado com mais de 40 empresas, sendo a principal delas a holding Minerar S/A. Elas atuam na exploração de minério de ferro em várias regiões críticas do estado.