POLÍTICA


Prometida há 16 anos, ponte Salvador-Itaparica está com calendário no ‘tempo certo’, diz Florence

Secretário da Casa Civil do governo Jerônimo (PT) afirmou que obra está em etapa de formalização de licenças, consulta às comunidades impactadas e autorização para dragagem no Porto de Salvador

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, afirmou nesta quarta-feira (17) que o projeto da ponte Salvador-Itaparica está no “tempo certo”, cujo novo calendário chegou à etapa de formalização de licenças, consulta às comunidades impactadas pelo futuro sistema viário e autorização para a dragagem de acesso ao porto da capital baiana. Promessa feita há 16 anos pela gestão Jaques Wagner (PT), a obra deverá ser iniciada em junho de 2026 ao custo de R$ 12 bilhões. O montante é já é mais que o dobro dos R$ 5,7 bilhões orçados no contrato assinado com empresas chinesas em novembro de 2020.

“Nós estamos agora no calendário com o tempo certo. O contrato de 2020 foi modernizado. Esse é o termo técnico, com autorização do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas. Assinado o primeiro termo aditivo, ou seja, o novo contrato, 4 de junho de 2025”, disse Florence ao MundoBA.

“Agora está na etapa de autorização ambiental para a plataforma provisória, de consulta às comunidades e de autorização para a dragagem do acesso ao Porto de Salvador. Todo o calendário dentro do previsto contrato atualmente”, acrescentou.

O secretário da Casa Civil deu as declarações durante um evento de apresentação do projeto da ponte na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Segundo Florence, o novo cronograma da obra tem sido debatido tanto com a sociedade civil quanto com representantes de todas as esferas de poder. “O governo apresentou, pessoalmente, ao prefeito de Salvador [Bruno Reis], de Vera Cruz [Igor Pinho], de Itaparica [Zezinho]. Agora [apresenta] à Assembleia Legislativa, posteriormente às Câmaras de Vereadores, e o calendário prossegue. Em até um ano a obra se inicia.”

A primeira vez que a ponte Salvador-Itaparica foi anunciada data do dia 24 de março de 2009 na gestão do governador Jaques Wagner (PT). Durante um evento com o então presidente Lula, Wagner disse que entregaria à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto para a construção do equipamento.