SALVADOR


Salvador recebe nota máxima do Tesouro Nacional e lidera ranking de gestão fiscal entre capitais

Capital baiana conquista Capag A+ e é eleita a cidade com melhor desempenho nacional em transparência e responsabilidade nas contas públicas

Foto: Iago Maia/ Ascom Sefaz

 

Salvador foi reconhecida, nesta segunda-feira (15), pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, pela transparência na administração pública e pela responsabilidade na condução das contas municipais.

No III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para Entes da Federação, realizado em Brasília, a capital baiana recebeu a classificação Capag A+, que representa a nota máxima no Índice de Capacidade de Pagamento (Capag). Além disso, conquistou o título de “Melhor Desempenho Nacional” entre as capitais, ao alcançar 100% na avaliação dos dados fiscais e financeiros, superando o índice de 99,63% registrado no ano passado.

O prefeito Bruno Reis (UB) afirmou que o resultado é reflexo do planejamento e da responsabilidade na gestão municipal. “Nossa cidade tem se destacado nacionalmente não apenas pelas grandes obras, programas sociais e transformações urbanas, mas também pelo compromisso com a transparência, o equilíbrio fiscal e o uso responsável dos recursos públicos”, disse.

A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, também celebrou o reconhecimento. “Salvador se consolida ainda mais como referência nacional em transparência e qualidade na gestão fiscal. Consideramos a sustentabilidade fiscal essencial para continuarmos a promover o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, destacou.

A Contadora-Geral do Município, Adriana Gomes, destacou que a transparência é um pilar da boa gestão. “O prêmio é fruto do compromisso de Salvador em realizar a contabilidade com total aderência aos padrões de qualidade e às boas práticas do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Esse esforço se traduz em informações confiáveis que fortalecem as decisões de gestão e demonstram respeito à sociedade, ao promover a transparência e estimular o controle social.”

O prêmio, em sua terceira edição, avalia a consistência das informações enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e a análise do Capag. O índice leva em conta três dimensões: endividamento, liquidez relativa e poupança corrente. Com a nota A+, Salvador assegura a prerrogativa de contratar novas operações de crédito em condições mais favoráveis, com garantia da União.