POLÍTICA


Ministro de Lula diz que não ‘está nem aí’ sobre visto americano e ida à ONU

Alexandre Padilha está com o visto vencido desde 2024 e desde agosto aguarda retorno dos EUA sobre renovação

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (16) que ainda não decidiu se integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia-Geral da ONU. O motivo é que seu visto para os Estados Unidos está vencido, e a solicitação de renovação, feita em 19 de agosto, ainda não foi respondida.

“Esse negócio do visto é igual aquela música, ‘tô nem aí’. Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu. Eu não tô nem aí. Acho que só fica preocupado com o visto quem quer ir pros Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos. Só fica preocupado com o visto quem quer sair do Brasil, ou quem quer ir pra lá fazer lobby de traição da pátria, como alguns estão fazendo. Não é meu interesse, tá certo?”, disse Padilha, em coletiva de imprensa durante o lançamento do programa de unificação do Cartão SUS ao CPF.

O ministro foi convidado para participar de uma sessão da Assembleia-Geral da ONU e também do Conselho da Opas, em Washington. Segundo ele, no entanto, a prioridade no momento é a votação da Medida Provisória do Agora Tem Especialistas.

“Nós votamos na semana passada, estamos trabalhando pra ver se vota essa semana no Plenário da Câmara, e votaria no plenário do Senado na outra. Por enquanto estou dedicado a isso”, afirmou.

Padilha já comunicou ao presidente Lula que só viajará caso as pendências da pasta estejam concluídas. Ele ainda admitiu a possibilidade de enviar representantes. “Quando acontece isso, outras pessoas do ministério participam dessas reuniões, lógico que não tem o mesmo peso. É claro, se não vai o ministro, você não consegue fazer o mesmo tamanho da reunião, que são parcerias estratégicas para atração de investimentos”, explicou.