BAHIA


Mutirão do SUS realiza mais de 3,6 mil atendimentos na Bahia

Ação nacional do programa “Agora Tem Especialistas” levou consultas, exames e cirurgias a pacientes que aguardavam na fila do SUS.

Foto: Assessoria

 

A Bahia foi o quarto estado do país com maior volume de atendimentos no mutirão do programa Agora Tem Especialistas, promovido pelo governo federal no último sábado (13). Só em Salvador, foram 3.623 serviços de saúde gratuitos realizados no Complexo Hospitalar da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que reúne o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO).

Os atendimentos contemplaram pacientes em fila de espera da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e das próprias unidades, além de marcações espontâneas feitas previamente. No Hupes, foram 68 cirurgias de média e alta complexidade, incluindo procedimentos oncológicos, cardíacos, plásticos e pediátricos, além de 1.612 exames laboratoriais e de imagem. Já na MCO, a estrutura possibilitou seis cirurgias, 452 consultas com especialistas e 1.431 exames, além de 54 procedimentos como a inserção de DIU.

O mutirão foi o maior já realizado na história do SUS, com mais de 29 mil atendimentos em 45 hospitais universitários de 23 estados e do Distrito Federal. Em todo o país, a ação resultou em 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas em áreas como oncologia, cardiologia e ortopedia.

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa busca reduzir o tempo de espera por atendimento especializado e acelerar o acesso a cirurgias eletivas. A meta é zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a realização desses procedimentos até o fim do ano. Um novo mutirão do programa na rede Ebserh já está previsto para dezembro.