MUNDO


Ovos de dinossauro com cristais são encontrados na China

Pesquisadores datam fósseis em cerca de 85 milhões de anos

Foto: Divulgação/Bi Zhao

 

Ovos de dinossauro preenchidos por cristais foram descobertos no sítio arqueológico de Qinglongshan, na Bacia de Yunyang, na China. Utilizando uma técnica inovadora de datação por carbonato de urânio-chumbo (U-Pb), os cientistas identificaram que os fósseis têm aproximadamente 85 milhões de anos.

Os pesquisadores acreditam que os ovos pertençam ao Placoolithus tumiaolingensis, espécie da família Dendroolithidae, conhecida por botar ovos com casca porosa. O estudo foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa Geológica de Shaanxi, em Xi’an, e publicado na revista Frontiers in Earth Science na quarta-feira (10).

O sítio de Qinglongshan reúne mais de três mil ovos fossilizados e foi reconhecido como a primeira reserva nacional de fósseis de ovos de dinossauro da China. Muitos permanecem no local de origem, preservados em rochas como siltitos e arenitos finos, o que facilita a análise científica.

Para datar os fósseis, os pesquisadores usaram um microlaser para vaporizar minerais de carbonato presentes na casca dos ovos. “Isso é analisado por um espectrômetro de massa para contar átomos de urânio e chumbo. Como o urânio se decompõe em chumbo a uma taxa fixa, conseguimos calcular a idade medindo o chumbo acumulado, é como um relógio atômico para fósseis”, explica o pesquisador Bi Zhao, um dos autores do artigo.

Segundo os resultados, os ovos foram depositados há cerca de 85 milhões de anos, com margem de erro de 1,7 milhão de anos. Isso confirma que eles datam do período Cretáceo Superior. Agora, a equipe pretende investigar rotas migratórias de dinossauros a partir dessas descobertas.

“Nossa conquista tem implicações significativas para a pesquisa sobre a evolução e extinção dos dinossauros, bem como para as mudanças ambientais na Terra durante o Cretáceo Superior”, acrescenta Zhao.