BAHIA


Governo estadual cria Núcleo Estratégico para fortalecer PDI 2050 e planejar futuro do estado 

Nova instância visa articular governança de longo prazo, consolidar objetivos estratégicos e alinhar políticas públicas

Foto: Ascom/Seplan

 

O Governo da Bahia avançou na implementação do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2050 com a criação do Núcleo Estratégico, responsável por coordenar politicamente o planejamento de longo prazo do estado. A primeira Reunião da instância contou com secretários estratégicos, representantes da Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além do chefe de gabinete do governador e coordenadores do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Desde o início da atualização do plano, em 2023, foram concluídas etapas essenciais, como o diagnóstico estratégico das políticas e programas em vigor, definição de cenários e tendências, e ampla consulta pública que mobilizou mais de 50 mil pessoas em todos os municípios baianos. Com isso, o PDI avança agora para a consolidação dos objetivos estratégicos estruturados em eixos centrais, visando sustentabilidade, inclusão e continuidade suprapartidária.

Segundo o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, o Núcleo Estratégico “consolida a governança necessária para que o PDI Bahia 2050 se mantenha como um pacto estratégico, mobilizando governo, sociedade e setor produtivo em torno de um futuro sustentável e inclusivo para a Bahia”. O plano ainda prevê a criação do Fórum Bahia 2050, que acompanhará a implementação com participação de poder público, setor produtivo, sociedade civil e universidades.

Entre os próximos passos estão a validação dos objetivos estratégicos, oficinas de trabalho e seminários macroterritoriais, que irão subsidiar a definição de estratégias, metas, indicadores e da carteira de projetos que dará materialidade ao plano, fortalecendo a visão de futuro do estado até 2050.