ECONOMIA


Vendas do varejo baiano crescem 0,8% em julho

Resultado supera média nacional, que ficou estável no período

Foto: Jean Vagner/Ascom SEI

 

As vendas do varejo na Bahia cresceram 0,8% em julho na comparação com junho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O resultado ficou acima da média nacional, que teve leve queda de 0,3%. Em relação a julho de 2024, o avanço no estado foi de 2,7%, enquanto o Brasil cresceu 1% no mesmo período. No acumulado do ano, a Bahia registra alta de 0,9%, contra 1,7% no cenário nacional.

Segundo a SEI, a melhora nas vendas está ligada à redução da inadimplência. Em julho, o número de famílias com contas em atraso caiu de 24% para 23,8%, abaixo dos 25,6% registrados um ano antes. Esse cenário tem favorecido o acesso ao crédito e impulsionado as compras, apesar dos juros ainda altos.

Os segmentos que mais contribuíram para o crescimento foram artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (+13,2%), combustíveis e lubrificantes (+3,8%) e supermercados e alimentos (+1,3%).

No varejo ampliado, que inclui veículos, materiais de construção e atacado, houve alta de 2,2% frente a junho, mas queda de 1,4% na comparação com julho de 2024. O destaque positivo foi para veículos e peças, que cresceram 3,8% no mês.