ECONOMIA


Crédito representa 35,8% do financiamento das empresas, aponta Fazenda

Relatório mostra participação de empréstimos, títulos e dívida externa no financiamento das empresas e destaca maior volatilidade do crédito com recursos livres

Foto: Freepik

O Ministério da Fazenda divulgou, por meio do Relatório de Crédito da Secretaria de Reformas Econômicas, dados indicando que 35,8% das fontes de financiamento às empresas brasileiras vêm de empréstimos. O documento foi elaborado com base nas séries temporais do Banco Central.

O relatório traz dados divulgados até o mês de Julho. Confira como se distribuem as fontes de financiamento das empresas:

  • Dívida externa: 30,6%;
  • Títulos de dívida: 33,6%;
  • Empréstimos: 35,8%.

As pessoas jurídicas representam cerca de 33,3% dos empresários que recebem crédito pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já as famílias correspondem à maior parte, com aproximadamente 63,3% do crédito oferecido pelo SFN. A participação do governo nessa composição é de apenas 3,3%.

Segundo o Ministério da Fazenda, o relatório também aponta que os créditos com recursos livres, ou seja, aqueles negociados no mercado, apresentam uma maior volatilidade em comparação aos créditos com recursos direcionados, que são subsidiados por governos ou empresas estatais.

O mesmo ocorre tanto com recursos garantidos quanto sem garantia.