MUNDO


Casa Branca eleva tom e ameaça usar meios militares contra o Brasil

Porta-voz de Trump citou possíveis ações militares e econômicas para “defender a liberdade de expressão”

Foto: Reprodução

 

A tensão entre o governo dos Estados Unidos e autoridades brasileiras em torno do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (9). Durante coletiva de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump “não tem medo de usar meios militares e econômicos dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”.

A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de Washington adotar “ações adicionais” contra o Brasil diante de uma eventual condenação de Bolsonaro. O repórter citou ainda supostos casos de censura, a inelegibilidade do ex-presidente e restrições a candidaturas em países da Europa.

Segundo Leavitt, a “liberdade de expressão é a questão mais importante dos tempos atuais”. Ela lembrou que a gestão Trump já impôs tarifas de 50% a produtos brasileiros e aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Apesar da pressão internacional, o julgamento segue no STF, onde os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus.