MUNDO


Esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante manifestação

Rajyalaxmi Chitrakar foi cercada em casa durante protestos violentos

Foto: Reprodução/X

 

Rajyalaxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal, Jhala Nath Khanal, morreu queimada viva após manifestantes atearem fogo na residência em que ela morava, em Katmandu. O ataque ocorreu nesta terça-feira (9), em meio a onda de protestos violentos pelo país asiático.

De acordo com o portal nepalês Khabar Hub, Chitrakar foi cercada dentro da própria casa antes do incêndio. Ela chegou a ser levada ao Hospital de Queimados da região, mas não resistiu aos ferimentos.

O outro ex-primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba, e a esposa Arzu Rana Deuba, atual ministra das Relações Exteriores, também foram alvo de agressões.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre prisões ou identificação dos responsáveis pela morte de Rajyalaxmi Chitrakar.

Protestos

Na última quinta-feira (4), o governo do Nepal bloqueou 26 plataformas digitais no país, entre Facebook, YouTube, X e LinkedIn, o que gerou forte pressão entre os nepaleses.

Na segunda-feira (8), milhares de manifestantes ocuparam as ruas de Katmandu, no Nepal, e outras cidades. A principal manifestação aconteceu em frente ao Parlamento, onde a polícia utilizou gás lacrimogêneo, canhões de água e munições de borracha contra os participantes.

A população exige o retorno do acesso às redes sociais e medidas contra a corrupção no país.