BAHIA


Número de pessoas baleadas em festas e eventos cresce quase 300% em Salvador e RMS

Entre janeiro e agosto, 31 vítimas foram registradas; nove morreram e 22 ficaram feridas

Foto: Reprodução Agência Brasil

 

O número de pessoas baleadas durante eventos em Salvador e na Região Metropolitana cresceu 287,5% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado e apontam que 31 pessoas foram atingidas por disparos em festas e comemorações nesse intervalo.

Do total, nove morreram e 22 ficaram feridas. O levantamento mostra que a quantidade de feridos foi dez vezes maior que a registrada no ano passado, enquanto as mortes tiveram aumento de 50%.

As festas do tipo paredão concentram a maior parte das ocorrências: 17 vítimas, o que representa 55% dos casos. Em cinco dessas situações, os atingidos foram baleados em operações policiais.

O relatório também revela crescimento expressivo da violência envolvendo agentes de segurança. Em 2025, seis pessoas foram baleadas por policiais em eventos, sendo três mortas e três feridas, aumento de 500% em relação a 2024. Quase todos esses casos ocorreram em festas paredão.

Entre as 31 vítimas, 22 eram homens e seis mulheres. Em três registros, o gênero não foi identificado. A maioria era de adultos: 25 pessoas, das quais nove morreram e 16 ficaram feridas. Também foram contabilizados dois adolescentes feridos e uma criança baleada.