MUNDO


Trump assina ordem para mudar nome da Defesa para ‘Departamento de Guerra’ nos EUA

Mudança ainda depende de aprovação do Congresso, mas presidente afirma que medida transmite 'mensagem de vitória'

Foto: The White House/Divulgação

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (5) uma ordem executiva para que o Departamento de Defesa volte a ser chamado de “Departamento de Guerra”, nomenclatura utilizada até pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial.

Por enquanto, o termo terá caráter apenas “secundário”, já que uma mudança oficial depende da aprovação do Congresso.

“Acho que envia uma mensagem de vitória. Acho que envia realmente uma mensagem de força. Somos muito fortes. Somos muito mais fortes do que qualquer um poderia realmente entender”, disse Trump.

A ordem executiva orienta que todos os departamentos e agências do governo passem a reconhecer o novo título em comunicações internas e externas. Além disso, determina que o secretário Pete Hegseth recomende medidas, legislativas e executivas, para efetivar a alteração de forma permanente, segundo a Casa Branca.

Para Hegseth, a mudança vai além de uma simples renomeação. “Não se trata apenas de renomear, mas de restaurar”, afirmou. Ele disse ainda que as Forças Armadas americanas “partirão para o ataque, não apenas para a defesa” e que, com o novo nome, o país “formará guerreiros, não apenas defensores”.

A última alteração oficial no nome do órgão ocorreu por meio de lei do Congresso. O Departamento de Defesa também é chamado de Pentágono, referência à sede onde funciona.