BRASIL


Ministro da Defesa alerta para risco de fronteira com Venezuela virar “trincheira”

José Múcio anuncia reforço militar em Roraima para evitar tensão após movimentação dos EUA nas águas caribenhas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro da Defesa, José Múcio, expressou preocupação nesta sexta-feira (5) com a possibilidade de a fronteira do Brasil com a Venezuela se transformar em “trincheira”. A declaração veio após os Estados Unidos realizarem uma operação militar em águas próximas à Venezuela, uma situação que ele comparou a uma “briga de vizinho”. Em resposta, o governo brasieleiro deslocou tropas para fortalecer as áreas mais remotas e de difícil acesso da divisa.

Segundo Múcio, o Brasil é um país pacífico e busca fortalecer suas defesas não com guerra, mas para garantir a soberania territorial. Ele destacou que as Forças Armadas brasileiras investem em armamentos para proteger o patrimônio nacional. “Estamos preocupados, como eu disse, com a nossa fronteira para que ela não sofra, não se transforme, a nossa fronteira, numa trincheira. O Brasil é um país pacífico. Nós investimos em armas nas nossas forças para defender o nosso patrimônio, não é de olho na terra de ninguém”, afirmou.

A movimentação militar ocorreu após os EUA enviarem destróieres, um cruzador e um submarino nuclear para a região caribenha, como parte de uma estratégia de combate ao narcotráfico. Múcio ressaltou que, apesar da tensão, o diálogo diplomático segue em curso. “Isso é como briga de vizinho. Eu não quero que eles mexam no meu muro, não quero que eles tirem a fiação que acende a frente da minha casa, que não mexam na minha casa. Torcemos para que passe. Evidentemente, eles devem ter os seus motivos”.