BAHIA


Mais de 170 suspeitos são presos durante operação policial em 43 municípios da Bahia

A primeira fase, realizada de 13 a 31 de agosto, resultou em ações integradas de prevenção, repressão e investigação

Foto: Divulgação/PC-BA

 

A primeira fase da Operação VITA, da Polícia Civil da Bahia, resultou na prisão de 176 pessoas e na apreensão de 33 armas de fogo e 46 veículos. A ação policial, realizada entre 13 e 31 de agosto em 43 municípios do estado, teve como objetivo reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com foco em homicídios, tráfico de drogas e crimes patrimoniais.

Durante a operação, foram cumpridos 90 mandados de prisão preventiva, 50 de prisão temporária, 99 mandados de busca e apreensão e seis mandados contra adolescentes. Também foram empregados 265 policiais civis, realizadas 650 diligências e lavradas 36 prisões em flagrante. Além disso, foram representadas 163 medidas cautelares, instaurados 155 inquéritos policiais e concluídos 171 procedimentos investigativos, com a lavratura de 10 boletins de ocorrência e 49 termos circunstanciados.

A Operação VITA atuou em municípios como Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, Eunápolis, Juazeiro, Camaçari, entre outros.

Segundo o delegado-geral André Viana, os resultados demonstram a eficácia da integração entre inteligência, investigação e atuação operacional. “A primeira fase trouxe resultados significativos, desestruturando organizações criminosas, reduzindo homicídios e aumentando a segurança da população”, afirmou.

A operação seguirá com novas fases ao longo de 2025, mantendo a atuação integrada da Polícia Civil e priorizando a repressão ao tráfico de drogas, a desarticulação de grupos criminosos e o cumprimento de medidas cautelares.