POLÍTICA


Deputado estadual propõe Comenda 2 de Julho a empresário e ex-prefeito de Mata de São João

A honraria é a mais alta concedida pelo Parlamento baiano

Fotomontagem: Divulgação/Alba e Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) apresentou, nesta sexta-feira (29), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de resolução propondo a concessão da Comenda Dois de Julho ao empresário e ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos. A honraria é a mais alta concedida pelo Parlamento baiano a personalidades que prestam relevantes serviços ao Estado.

Ao justificar a homenagem, Manuel Rocha destacou a trajetória de Gualberto, afirmando que ela combina competência empresarial e compromisso público. “João Gualberto dedicou sua vida ao fortalecimento da democracia, à valorização da identidade local e ao desenvolvimento da Bahia”, disse o parlamentar.

Natural de Itabaiana (SE), em 1958, João Gualberto construiu carreira de destaque no setor empresarial, fundando a rede de supermercados Hiperideal e presidindo a Associação Baiana de Supermercados, além de atuar em diversos empreendimentos nas áreas de alimentos e bebidas.

Na política, Gualberto foi prefeito de Mata de São João por três mandatos (2005-2008, 2009-2012 e 2021-2023) e deputado federal entre 2015 e 2019, período em que se destacou pela defesa da transparência e da boa gestão dos recursos públicos. O parlamentar também ressaltou que, em 2023, Gualberto renunciou ao cargo de prefeito após “consolidar seu trabalho e cumprir a promessa de transferir o comando da cidade a um matense, deixando como legado uma gestão formada por cidadãos naturais do município”.