CONTENDAS DO SINCORÁ


Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de cidade no sudoeste da Bahia

Ueliton Valdir Palmeira e Erica Brito são acusados de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante as eleições de 2024

Foto: Divulgação

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) cassou os mandatos do prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira (Avante), conhecido como Didi, e da vice-prefeito, Erica Brito, nesta quarta-feira (27), em resposta a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pela chapa adversária.

Os dois são acusados de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Na disputa, a chapa de Ueliton e Érica venceu a adversária por uma diferença de apenas 58 votos.

O processo apresentado pela chapa adversária, composta por Margareth Pina e Osvaldo Moreira, os dois do PSD, apresentou como provas gravações de áudio periciadas, que confirmaram a voz do então candidato, além da quebra de sigilo bancário que revelou um padrão de transferências financeiras direcionadas a eleitores.

Depoimentos de testemunhas também reforçaram as denúncias, indicando distribuição de dinheiro, cestas básicas e outros bens em troca de votos.

A decisão foi tomada pelo juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho e ainda cabe recurso.