CAMAÇARI


Novo hotel Ibis vai atender déficit de hospedagem

Crescimento industrial pressiona setor hoteleiro e cidade ganhará primeiro empreendimento internacional

Foto: Assessoria

 

O avanço da industrialização em Camaçari, impulsionado por investimentos como a chegada da montadora chinesa BYD, tem gerado uma nova demanda por hospedagem voltada ao turismo de negócios. Com mais de 35% do PIB baiano e abrigando um dos maiores complexos industriais do Hemisfério Sul, o município enfrenta déficit hoteleiro que pressiona a chegada de novos empreendimentos.

Segundo a Secretaria de Turismo, Camaçari conta com 4.230 hospedagens oficiais, mas apenas 17,5% delas são voltadas ao turismo executivo. A maior parte está concentrada na orla, direcionada ao lazer. O cenário contrasta com o porte do Polo Petroquímico, que reúne mais de 90 empresas e responde por 22% do PIB da indústria de transformação da Bahia.

Para suprir a carência, será construído o ibis Camaçari, primeiro hotel de padrão internacional da cidade. O empreendimento é viabilizado pela PPA Real Estate, em parceria com o Grupo Accor, e terá 100 quartos. A previsão é que as obras comecem em 2026 e sejam concluídas até o primeiro semestre de 2028.

A expectativa é de que a taxa de ocupação se mantenha acima dos 85% mensalmente, com tendência de alta após a inauguração da fábrica da BYD, que deve gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Além de atender à demanda por hospedagem, o projeto é visto como uma oportunidade de investimento, já que as unidades serão comercializadas com retorno mensal vinculado ao desempenho do hotel, incluindo hospedagem, restaurante, estacionamento e serviços.