POLÍTICA


Solla desconversa sobre PEC de Isidório para reduzir número de congressistas: ‘Não conheço’

Texto vai de encontro ao projeto que eleva de 513 para 531 o quadro de deputados na Câmara

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O deputado federal Jorge Solla (PT) disse nesta segunda-feira (25) desconhecer o teor da PEC (proposta de emenda à Constituição) que visa reduzir o número de parlamentares no Congresso Nacional. De autoria do também deputado federal Pastor Sargento Isidório, o texto vai de encontro ao projeto de lei complementar que eleva de 513 para 531 o quadro de representantes na Câmara.

Pela proposta de Isidório, a Casa passaria a ter para 313 membros, enquanto o Senado, 27 ocupantes —um por unidade federativa.

“Eu não posso me manifestar porque eu não conheço [a PEC}. Você está me trazendo em primeira mão. O pastor Isidório é um parceiro, um grande amigo, um grande companheiro de bancada. Não tenha dúvida que ele vai trazer para nós e vai apresentar à bancada essa proposta. Nós vamos estudar na hora adequada”, desconversou Solla ao ser questionado pelo MundoBA sobre seu eventual apoio à proposição.

A declaração foi dada durante uma agenda ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador.

Ao justificar sua proposta, Isidório diz que o objetivo da redução é promover significativa economia ao erário, estimada em cerca de R$ 2,3 bilhões por ano. A medida segue parâmetros comparativos internacionais, de acordo com nota divulgada pela assessoria do deputado.

“Episódios recentes no Congresso Nacional mostraram que para o bom funcionamento do Parlamento federal o necessário é espírito público, vontade de trabalhar de verdade por todos os brasileiros e não ficar usando esparadrapo na boca, nos olhos ou em qualquer outro lugar do corpo”, diz Isidório, referindo-se ao recente motim patrocinado por bolsonaristas na Mesa Diretora da Câmara.

“Um Parlamento mais enxuto fará bem ao Brasil. Menos deputados federais e senadores da República resultará em mais unidades para o Minha Casa, Minha Vida; mais creches; mais cidadania e efetiva presença do Estado na vida dos brasileiros. Evidenciando representantes que têm o que falar e fazer pelo povo.”

O deputado cita como exemplo os Estados Unidos, país com uma população de mais de 340 milhões de habitantes que conta com 435 parlamentares.

“No Brasil são 513 deputados federais, sendo que a nossa população é um pouco superior a 212 milhões de habitantes (segundo o IBGE). Portanto, tomando por base essa comparação direta, reduzir os deputados federais para 313 no Brasil é uma medida bastante equilibrada e aguardada”, argumenta Isidório

“Temos que cortar na própria pele. Dar o exemplo de cima e aprendendo com o mais humilde que devemos sempre fazer mais com menos”, diz.

Aprovado em junho, o texto que amplia o quadro de deputados foi vetado pelo presidente Lula e aguarda análise no Senado.