POLÍTICA


Deputado denuncia Lula por racismo após fala sobre foto de homem negro: ‘Nítido conteúdo discriminatório’

Leandro de Jesus afirma que presidente teria reforçado estereótipos raciais e pede investigação criminal

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou nesta sexta-feira (22) uma notícia de fato junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por racismo. O parlamentar solicita a abertura de investigação criminal sobre declarações do chefe do Executivo durante um evento oficial no último dia 21, em Sorocaba (SP).

Durante o evento, Lula comentou sobre uma publicação institucional de gestões anteriores, que mostrava imagens do Brasil rural. Segundo o presidente, em tom crítico a um ex-ministro, uma das fotos retratava “um senhor negro, alto, sorrindo, sem nenhum dente na boca”, e teria questionado: “Você acha isso bonito? Isso é fotografia para representar o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro?”.

Para o deputado, a fala tem “nítido conteúdo discriminatório” e reforça estereótipos raciais e sociais negativos, podendo configurar crime de injúria racial e racismo.

Na petição enviada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, Leandro de Jesus destaca que, por ter ocorrido em evento oficial e no exercício da Presidência, a conduta teria maior gravidade. “A manifestação possui potencial de naturalizar práticas de racismo institucional”, escreveu o parlamentar.

O documento cita o Código Penal e a Lei nº 7.716/1989, que tratam da injúria racial e do racismo, crimes imprescritíveis e inafiançáveis segundo a Constituição. O deputado pede que a PGR abra procedimento investigatório e leve o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).