POLÍTICA


Jerônimo anuncia reunião com Bruno e prefeitos da Ilha para discutir ponte Salvador-Itaparica

Segundo governador, encontros tratarão não apenas do empreendimento, mas também de demandas urgentes

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que terá reuniões com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e com os gestores de Vera Cruz, Igor Pinho (MDB), e de Itaparica, Zezinho (PSD), para discutir o andamento do projeto da Ponte Salvador-Itaparica. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (22), durante a cerimônia que concedeu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, o título de Cidadão Baiano, em um hotel no bairro de Itapuã, na capital baiana. A autora da homenagem foi a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

“Como todo projeto grande, é um projeto impactante. Eu dialogarei com o prefeito Bruno Reis, não só sobre a ponte, mas também sobre outras pautas importantes. Da mesma forma, conversarei com os prefeitos de Vera Cruz e Itaparica”, afirmou Jerônimo. Segundo o governador, os encontros — que serão individuais — tratarão não apenas do empreendimento, mas também de demandas urgentes, como segurança, saúde, cultura e fortalecimento das comunidades tradicionais. “Não dá para esperar cinco ou seis anos para a ponte sair para a gente tratar disso. É agora, é no presente, que eu vou me reunir”, acrescentou.

O petista disse ainda que a autorização do governo chinês para o consórcio responsável pela obra já foi concedida, o que destrava o processo. “Estávamos com receio de adiantar a conversa e criar uma expectativa, mas agora estamos andando em um ritmo bom”, declarou. Jerônimo adiantou que o projeto executivo da ponte está quase concluído e que a previsão é iniciar no começo do próximo ano a instalação de uma ponte provisória — chamada de “ponte móvel” — para transporte de materiais e de pessoas.