ECONOMIA


Projeto que amplia isenção no IR permitirá que ricos também paguem a conta, diz deputado

Segundo Jorge Solla (PT-BA), Câmara deve votar na próxima semana proposta que isenta quem ganha até R$ 5 mil

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) afirmou nesta sexta-feira (22) que o projeto de lei que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda a R$ 5.000 permitirá que os ricos também “paguem a conta”. Na quinta (21), a Casa aprovou o requerimento de urgência do texto, mecanismo que permite uma tramitação mais célere.

Segundo Solla, a Câmara deve votá-lo na próxima semana.

“A proposta que vai ser votada, provavelmente na próxima semana, é muito importante, porque [vai] botar o pobre no orçamento e botar o rico no Imposto de Renda. E é muito pouco que a gente quer. O que a gente quer é que eles paguem pelo menos 10% dos bilionários desse país, para que a maioria da população não precise ser onerada. E nós vamos conquistar”, disse o deputado.

As declarações foram feitas durante uma audiência pública promovida pela Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e uma carreira para a categoria, com parte dos custos bancada pela União.

Solla diz ter expectativa que a PEC també, será aprovada. “Nós precisamos, e iremos, tenho certeza disso, com a luta e a participação de vocês, aprovar essa PEC que vai garantir a aposentadoria justa para uma categoria tão importante, tão vital para o sistema de saúde como são os agentes comunitários da vida de mesmo”, afirmou o deputado.