SALVADOR


Educação bilíngue na infância: a importância do segundo idioma desde a educação infantil

Aprendizagem de um segundo idioma desde os primeiros anos traz benefícios cognitivos, sociais e acadêmicos para os estudantes

Foto: Acervo do Colégio Anchieta

Diversas pesquisas nas áreas de neurociência, linguística aplicada e educação bilíngue apontam para uma conclusão em comum: a infância é o período mais propício para a aprendizagem de uma segunda língua. A explicação está na elevada plasticidade neural do cérebro infantil, que permite a internalização natural de estruturas linguísticas e o desenvolvimento espontâneo da comunicação em outro idioma. Longe de causar confusão, o bilinguismo amplia a capacidade metalinguística e desenvolve uma postura mais crítica e aberta à diversidade. Crianças que crescem em ambientes bilíngues tornam-se mais aptas a compreender diferentes formas de pensar e de se comunicar, posicionando-se de forma mais consciente diante de um mundo em constante transformação.

Além disso, o domínio da língua inglesa é considerado uma competência indispensável em praticamente todas as áreas do conhecimento e em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Inspirado por esses entendimentos, o Colégio Anchieta Salvador aposta há quatro anos em um currículo bilíngue, baseado no programa internacional de Cambridge, ofertando disciplinas como Science, Global Perspectives e English as a Second Language, que são oferecidas desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, garantindo uma imersão autêntica e contínua na língua inglesa. “A proposta vai além do ensino do idioma: trata-se de uma aprendizagem transversal, conectada a conteúdos globais, que valoriza a investigação, o pensamento crítico e a resolução de problemas. O ensino da língua inglesa acontece de forma contextualizada, integrada às disciplinas e ao cotidiano dos alunos e não como uma atividade isolada ou artificial”, explica Joana Avena, Gerente de internacionalização da Rede Inspira.

São 10 horas semanais de imersão na língua inglesa que funciona como meio de acesso ao conteúdo desenvolvido por Cambridge International para os currículos de Primary e Lower Secondary Years. Ao mesmo tempo, em que promove uma formação internacional, o Colégio Anchieta valoriza o contexto cultural e social local. Isso se traduz em uma prática pedagógica intercultural, que prepara o estudante para atuar em um mundo interconectado, sem abrir mão de suas raízes. A escola alia um projeto pedagógico sólido a um processo de internacionalização que forma cidadãos globais, empáticos, criativos e preparados para os desafios do futuro, garantindo a missão de formar pessoas para transformar o mundo.

Além do currículo de Cambridge, com disciplinas ministradas em inglês, o Colégio Anchieta Salvador promove uma série de atividades de internacionalização que estimulam o desenvolvimento das chamadas competências do século XXI, como colaboração, criatividade, pensamento crítico e consciência global. Essa proposta educacional vai muito além da fluência no idioma: ela propicia aos estudantes uma formação ampla, conectada com os desafios de um mundo plural e em constante transformação.