SALVADOR


Um mês após greve, Bruno Reis promete pagar ‘adicional expressivo’ a professores em 2026

Prefeito afirmou que incremento salarial será proveniente de recursos do Fundeb

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (21) que os professores da rede municipal receberão em 2026 um adicional salarial proveniente de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Ele, no entanto, não informou se já há um valor previsto para o futuro repasse.

“O dinheiro do Fundeb que nós vamos receber, e os professores vão receber ano que vem, um adicional expressivo por conta desse dinheiro”, disse o prefeito durante a entrega de uma escola reformada no bairro de Sussuarana.

A promessa ocorre no momento em que os docentes cobram à Câmara de Vereadores celeridade na votação de um projeto do Executivo que pode beneficiar a categoria. O texto faz parte de um acordo firmado com o APLB-Sindicato, segundo Bruno Dantas, secretário municipal de Educação.

Insatisfeitos com o reajuste salarial concedido em maio, os professores deflagraram uma greve que durou 74 dias.

O movimento reivindicava o pagamento do piso nacional do magistério e apontava uma manobra do Legislativo para que a gestão Bruno Reis incorporasse gratificações fixas ao salário-base de profissionais.