BARRA


MP recomenda exoneração de irmã de prefeito na Bahia

Órgão aponta indícios de nepotismo em nomeações na Prefeitura de Barra

Foto: Tais Rocha/ Cecom MPBA

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Barra, Romeu Batista Pinto Júnior, que exonere sua irmã, Nara Rejane Carvalho Pinto, de um cargo comissionado em um departamento subordinado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A pasta é comandada por outra irmã do gestor, Gislayne Maria de Carvalho Pinto.

A medida foi tomada após denúncias recebidas pela Ouvidoria do MP sobre a nomeação de parentes do prefeito em cargos de confiança. Segundo o promotor de Justiça Mateus Ressurreição da Silva, há indícios de nepotismo, prática que fere os princípios da administração pública.

Além da exoneração da servidora, o MP solicitou que o prefeito apresente, em até 10 dias, documentos que comprovem a qualificação técnica de Gislayne para ocupar o cargo de secretária. Também foi recomendado que o gestor não realize novas nomeações de familiares, nem permita que outros servidores em cargos de chefia façam o mesmo.

O prefeito deve ainda enviar ao Ministério Público a relação de possíveis parentes que ocupem funções na Prefeitura. Caso a recomendação não seja cumprida, o órgão pode adotar medidas legais e judiciais.