BAHIA


Prefeitura de Piatã inicia construção de estações de tratamento de água com apoio da CBPM e Brazil Iron

Obras vão beneficiar comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó com acesso a água potável

Foto: Michelle Miranda/Divulgação/CBPM

 

A Prefeitura Municipal de Piatã anunciou nesta terça-feira (19) o início das obras das Estações de Tratamento de Água (ETAs) das comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó. O projeto, que visa levar água de qualidade para as áreas rurais do município, é fruto de uma parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Brazil Iron.

A primeira estação a ser concluída será a do Mocó, marcando o início de um programa que pretende levar água tratada diretamente às residências das comunidades. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito de Piatã, Marcos Paulo, além dos prefeitos de Abaíra e Jussiape, vereadores das três cidades, deputados estaduais Júnior Muniz, Niltinho, Fabíola Mansur e Eduardo Salles, o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Marcelo Emerenciano, e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

Mineração sustentável e inclusiva

A CBPM foi responsável por viabilizar o projeto, enquanto a execução ficará a cargo da Prefeitura. A Brazil Iron atua como parceira institucional, oferecendo apoio logístico para facilitar a implementação, sem responsabilidade técnica direta na obra. Essa cooperação garante que a água tratada chegue com segurança e qualidade às comunidades.

Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a iniciativa reforça o compromisso da companhia com um modelo de mineração sustentável e inclusiva. “Se quando nós retiramos uma riqueza do solo e essa riqueza não faz com que o cidadão que está sobre aquela terra tenha dignidade, moradia, saneamento, educação para seus filhos, saúde e efetivamente a construção plena da cidadania, nós não estamos cumprindo nosso papel”, destacou.

“A construção dessas estações é um exemplo de como a mineração pode e deve estar a serviço das pessoas, garantindo saúde, oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico às comunidades”, acrescentou o político.

Qualidade de vida

O prefeito Marcos Paulo ressaltou que a obra vai além da infraestrutura. “É um investimento da Prefeitura de Piatã que visa cuidar da qualidade de vida das pessoas, dando mais dignidade e atenção à saúde para as famílias do Mocó, que vão poder contar com este recurso essencial de forma segura”, disse.

Responsabilidade social

O vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, explicou que o papel da empresa é apoiar e agilizar a execução das obras, garantindo acesso à água potável. “Acreditamos que o acesso ampliado à água é fundamental para o desenvolvimento e a saúde de todos, e estamos muito satisfeitos em ver o impacto positivo que esta iniciativa terá na vida dos moradores”, completou.

Projeto Ferro Verde

No mesmo evento, foi apresentado o Projeto Ferro Verde, desenvolvido pela Brazil Iron sob consultoria da CBPM. O projeto fortalece a cadeia produtiva do aço verde na Bahia e contribui para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira. Com investimento total de US$ 5,7 bilhões, inclui beneficiamento de minério de ferro, construção de um ramal ferroviário de 120 km e instalação de plantas siderúrgicas, com previsão de gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos. Até o momento, R$ 1,7 bilhão já foi aplicado na implementação do projeto, valor não incluso no capital estimado.