POLÍTICA


Marinho admite intenção de disputar o Senado em chapa de ACM Neto em 2026

Presidente do Republicanos na Bahia reafirma que o partido está de "portas abertas" para acolher os ainda pedetistas Leo Prates e a vice-prefeita Ana Paula Matos

Foto: Matheus Morais/Grupo Lomes de Comunicação

O presidente do Republicanos na Bahia, deputado federal Márcio Marinho, admitiu nesta segunda-feira (18) a possibilidade de ocupar uma das duas vagas ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia em 2026.

“Conversando com as lideranças do interior, há um sentimento muito grande de que, novamente, o Republicanos integre a chapa de apoio ao futuro candidato nosso ao governo do Estado, ACM Neto, e o Republicanos terá uma vaga na composição da chapa. O meu nome está à disposição, como também tem outros nomes dentro do meu partido, como o nome de Marcelo Nilo, que também não deixa de ser, pela história política que ele tem, o nome para disputar as eleições”, declarou em entrevista ao Grupo Lomes de Comunicação.

A fala de Marinho ocorre uma semana após o também deputado federal Leo Prates (PDT) afirmar que ele “reúne todas as qualidades” para ser senador da República, bem como o ex-ministro João Roma (PL-BA).

Questionado sobre o afago, o republicano reconheceu ter criado “musculatura política” sobretudo depois dos pleitos de 2008, quando compôs como candidato a vice-prefeito de ACM Neto, e de 2012, como prefeiturável — saiu derrotado das duas disputas, porém.

Em seguida, Marinho voltou a colocar o Republicanos “de portas abertas” para acolher tanto Prates quanto a vice-prefeita Ana Paula Matos, ambos de saída do PDT, que trocou a gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) pela base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Até porque integramos o mesmo grupo político.”