BRASIL


Denúncias de abuso contra crianças crescem 114% após vídeo de Felca

Influenciador expôs caso em seu canal no YouTube e teve 40 milhões de visualizações

Foto: Reprodução

As denúncias de material sexual envolvendo crianças e adolescentes recebidas pela ONG SaferNet aumentaram 114% após o influenciador e humorista Felca expor em um vídeo, com mais de 38 milhões de visualizações, como criadores de conteúdo lucram explorando menores em situações sexualizadas.

Entre 6 de agosto, data da publicação, e a madrugada de 12 de agosto, a SaferNet registrou 1.651 denúncias únicas, contra 770 no mesmo período de 2024. O crescimento contrasta com a variação de 19% registrada no primeiro semestre deste ano em relação ao anterior, considerada dentro da normalidade após queda de 26% em 2024.

A ONG, que mantém o Canal Nacional de Denúncias conveniado ao Ministério Público Federal, filtra e encaminha os casos para análise técnica e possível investigação. Segundo o presidente Thiago Tavares, a repercussão do vídeo estimulou um debate inédito nos últimos anos sobre o abuso sexual infantil online.

Felca também destacou problemas já monitorados pela SaferNet, como o uso do Telegram para distribuir e vender esse tipo de material e a adoção de códigos, siglas e emojis para disfarçar o conteúdo e atrair vítimas. A organização alerta que a expressão “pornografia infantil” minimiza a gravidade desses crimes, que perpetuam o abuso e a exploração sexual de menores.

Criada em 2005, a SaferNet atua na promoção dos direitos humanos na internet, com canais de denúncia e apoio a vítimas, além de projetos de educação digital.