ECONOMIA


Salvador tem hoje o porto mais eficiente do Brasil, diz Bruno Reis em evento na Fieb

Prefeito afirmou que terminal deve aumentar capacidade de escoamento após ampliação prevista

Foto: Valter Pontes/Secom

 

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou que o Porto de Salvador é o mais eficiente do país e deve aumentar sua capacidade de escoamento com a futura ampliação de sua estrutura. A fala foi feita durante a Bahia Export 2025, Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado até nesta quinta-feira (14), na sede da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), na capital

“Salvador tem hoje o porto mais eficiente do Brasil: adequado, com águas tranquilas, de fácil acesso e capacidade para movimentar vários navios simultaneamente. Esse porto será ampliado, e a prefeitura já está envolvida no processo de licenciamento. Solicitamos ao governo federal e ao governo estadual a duplicação de trechos, a ampliação de acostamentos e a criação de áreas de recuo, para garantir mais agilidade e segurança no escoamento da produção. Desde o ano passado, avançamos: antes, apenas 4% do algodão produzido no oeste da Bahia era exportado pelo nosso porto. Hoje já temos diversos produtores exportando por aqui e podemos ampliar ainda mais”, afirmou o prefeito.

No evento, Bruno Reis disse que a gestão municipal tem atuado para atrair investimentos e a melhoria da infraestrutura logística, dentre os quais o complexo logístico dos Brennand, na região de Pirajá. Bruno defendeu também melhorias nas rodovias federais que ligam a cidade ao interior e a outros estados, como a BR-242.

“Temos trabalhado para fortalecer o setor de logística da cidade, estimulando, por meio de incentivos fiscais, áreas estratégicas como Valéria, Pirajá e a região da Barros Reis, onde há terrenos e galpões logísticos sendo instalados. A prefeitura, além de oferecer estímulos e articulação, recebe quem quer investir na cidade, porque acreditamos que o crescimento econômico, com geração de emprego e renda, é o caminho para desenvolver Salvador”, afirmou.

A expectativa dos organizadores é que o fórum resulte em encaminhamentos práticos e em novas parcerias para potencializar o desenvolvimento econômico do estado.