POLÍTICA


‘Quem deveria pensar em botar taxas é o Brasil’, afirma Rui Costa sobre relação econômica com os EUA

Ministro da Casa Civil, Rui Costa reafirmou, nesta sexta-feira (15), que país tem déficit comercial com os norte-americanos

Foto: Reprodução/YouTube

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Brasil é quem deveria elevar as tarifas sobre os produtos norte-americanos, uma vez que o país tem um déficit comercial com os estadunidenses, diferente do que acontece, por exemplo, com a China. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (15), dias após o início do tarifaço determinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, além dos frequentes ataques proferidos pelo mandatário.

“A política virou, com o celular e a internet, um espaço para a construção de narrativas sobre a vida real. O Brasil tem um déficit comercial com os EUA, já com a China é o contrário. Quem devia pensar em botar taxas é o Brasil que está perdendo divisas. Donald Trump vive repetindo as mesmas histórias”, afirmou Rui Costa à rádio Metrópole FM.

Ainda segundo o titular da pasta, o Brasil não deve ficar “adulando” os Estados Unidos, já que, no entendimento de Rui, os estadunidenses não querem ter uma boa relação comercial com o país. “Vamos agilizar a interação com outros países e blocos, a exemplo da China, da União Europeia, além da relação com os árabes”, disse. “Não serão com agressões gratuitas que eles vão ressuscitar a economia dos Estados Unidos”, completou.