POLÍTICA


Deputada rebate críticas de Bruno Reis e cobra foco na alfabetização em Salvador

“Em vez de criticar, o prefeito precisa agir como estadista e cumprir seu dever com a população”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Betto Jr. /Secom PMS/Edição MundoBA

 

Em entrevista ao MundoBA, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) reagiu às declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que acusou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) de não conhecer a realidade das estradas baianas por “só andar de avião”. A deputada afirmou que Jerônimo usa qualquer tipo de transporte para chegar no povo. “O governador anda de avião, de carro, de cavalo. Ele é o cara que vai em todos os municípios com o transporte que for possível e tem desenvoltura porque é um homem do povo. Ele não vem dos palácios, ele vem do chão, ele vem dos estratos populares. Então, ao governador, esse tipo de crítica não cola.”, declarou Olívia Santana.

Ainda no evento, o prefeito afirmou que Jerônimo fica com “dor de cotovelo” ao ver as escolas entregues por ele. Segundo Olívia, o governador está focado em deixar um grande legado educacional na Bahia. “Um elemento desafiador que há na Bahia é exatamente o problema da taxa de analfabetismo que é muito alta no nosso estado, mas essa é uma responsabilidade principalmente das prefeituras que precisam fazer o seu dever de casa e o prefeito deveria saber disso”. 

Segundo dados de 2024 citados por Olívia, apenas 36,7% das crianças estão alfabetizadas em Salvador, número abaixo da média nacional estabelecida pelo MEC, que é de 45%. “O prefeito deveria estar focado em combater o analfabetismo infantil, que tende a piorar após a maior greve da educação já registrada na cidade”, concluiu a parlamentar.